A vontade de participar é tanta que até a direção do South Summit Brasil 2022 se surpreendeu: em torno de 400 pessoas se inscreveram para as cerca de 60 vagas de trabalho voluntário do encontro, previsto para os dias 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. A grande procura é um indicativo do interesse em torno da novidade, que promete alçar de vez a Capital ao mapa da inovação no mundo.
— O envolvimento, o desejo de ajudar e de fazer parte de tudo isso é incrível. Estamos muito felizes com a adesão. É um momento único, de muita sinergia — diz Thiago Ribeiro, diretor geral do evento, que será realizado pela primeira vez na América Latina.
O prazo para inscrições de voluntários terminou. Agora, a seleção envolve a análise dos perfis de cada candidato, incluindo o currículo. A comissão é composta por membros da equipe de produção do South Summit Brasil e por produtores do evento na Espanha. O resultado sai nos próximos dias.
É possível que, diante da grande procura, o número de selecionados passe dos 60, chegando a 80 ou 90 (a quantidade exata ainda está sendo definida), para garantir reserva técnica e, ao mesmo tempo, valorizar o apoio recebido.
Os voluntários terão uma série de tarefas a cumprir: acompanhar palestrantes ao palco, às áreas de interesse ou aos locais de reuniões; prestar informações gerais sobre o evento; auxiliar na organização do acesso do público e de participantes ao local; prestar auxílio à área de credenciamento; colaborar com a logística geral; dar apoio aos clientes e às startups da área de Marketplace; colaborar com as diferentes equipes em suas atividades (técnica, recepção, coordenação de palcos); ajudar as equipes de produção a manter os espaços organizados, sem filas e limpos; entre outras atividades.
Para isso, os selecionados receberão ajuda de custo diária, que será paga ao final do evento, além de alimentação no local, certificado de participação e um kit individual de boas-vindas, que consiste em uma camiseta, credencial e garrafa do evento.