Os buracos que, em 2021, intrigaram frequentadores do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, estão voltando à área próxima do Guaíba. Desde esta terça-feira (19), operários trabalham na segunda etapa do processo de modernização da iluminação pública do espaço, que incluirá dispositivos antifurto.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a concessionária IPSUL, serão instalados 250 lâmpadas de LED, 80 novos postes e cerca de 2,6 mil metros de rede subterrânea.
Os fios ficarão em caixas de concreto que serão enterradas e cimentadas (veja a foto acima). Os postes também terão reforço na base, para que não possam ser derrubados (acredite, isso já ocorreu, para a retirada de luminárias).
— A ideia é dificultar a vida de vândalos e de ladrões de fios. Se antes eles levavam meia hora para tirar um equipamento, agora vão levar um dia. Isso vai facilitar a ação da Guarda Municipal — afirma o secretário Marcos Felipi, que prevê a conclusão dos serviços para a primeira quinzena de maio.
A primeira etapa de revitalização da iluminação do parque ocorreu de agosto de 2021 a março deste ano nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 de seis metros, 25 de oito metros, 10 de 10 metros e dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias.