A Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha (Serg) incluiu o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, na lista de projetos credenciados a serem concedidos para a iniciativa privada. A solicitação foi incluída no programa Impulsiona RS - Municípios em Expansão.
A confirmação veio em publicação do Diário Oficial do Estado de quarta-feira (6). A partir de agora, integrantes da Serg auxiliarão na estruturação de estudos, dando apoio estratégico ao projeto. O governo gaúcho também poderá auxiliar na busca de parceiros que podem financiar a concessão, como Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), FGV Projetos, entre outros.
— Esse é um projeto que também tem o objetivo de impulsionar a economia do município, embora o ativo seja estadual — explica o secretário Pedro Capeluppi dos motivos que fizeram o governo cadastrar a proposta num programa de auxílio aos municípios.
O Parque Estadual de Itapuã completou 50 anos em 2023. A unidade de conservação está localizada a 57 quilômetros da região central de Porto Alegre.
A enchente causou danos em diversos pontos do parque, que foi fechado para conserto e ainda não foi reaberto. Reformas estão em andamento e as visitas estão sendo organizadas mediante agendamento.
No dia 21 de julho, foi realizado um evento chamado Um Dia no Parque. Na ocasião, os participantes fizeram uma trilha e dois mutirões de limpeza. Um deles ocorreu na praia das Pombas e o outro, na da Pedreira.
Em 2021, o governo do Estado já projetava conceder o parque para a iniciativa privada. Um dos entraves envolveu ocupações irregulares no local.
O parque foi instituído em 14 de julho de 1973, por meio de decreto estadual. Com uma área de mais de 5,5 mil hectares, além das praias e dunas, a paisagem combina ilhas, morros, costões rochosos, lagoas e banhados, que se ajustam em harmonia. O espaço agrega ainda trilhas ecológicas e sítios arqueológicos.
Impulsiona RS
A pedido dos municípios, o governo gaúcho já selecionou 15 projetos de concessão como o Parque Saint Hilaire, também de Viamão, e o ginásio Gigantinho de Tramandaí. Os estudos estão em desenvolvimento.