Mesmo após o anúncio de novos investimentos na orla do Guaíba, o Grêmio não desistiu de fazer parte da negociação. O Tricolor é dono de um terreno de 75 mil m² na região.
A Multiplan tem interesse em parte da área. Porém, a demora em concretizar a venda de 60% do Centro de Treinamento Parque Cristal, que é discutida desde 2019, acabou isolando o clube gaúcho.
As negociações, que ocorrem por intermédio da prefeitura de Porto Alegre, não evoluíram desde a enchente. Dessa forma, a empresa, que administra o BarraShoppingSul, decidiu lançar revitalizações da orla do Guaíba nas áreas do entorno do terreno do Grêmio.
Apesar disso, o clube gaúcho espera voltar a ser procurado. Os valores envolvidos na negociação não são conhecidos.
O Tricolor ainda não tem uma definição do que fará com o dinheiro, quando ele chegar. Antes de vender a área, porém, o Grêmio irá submeter a negociação para apreciação do Conselho Deliberativo (CD) do clube.
A ideia anterior era receber um terreno ao lado do Centro de Treinamentos (CT) Luiz Carvalho. Porém, não houve avanço com o governo do Estado, dono da área pretendida.
O clube permanecerá com 20 mil m² do terreno do Cristal. Parte da escolinha será transferida para Eldorado do Sul, local usado pelos jogadores da base do clube.
Mesmo sem usar o terreno do Grêmio, a Multiplan disse que irá construir uma nova calçada e uma ciclovia na área da escolinha. O clube gaúcho, porém, disse que ainda não foi procurado sobre essa obra.