Dono do Centro de Treinamento Parque Cristal desde 1983, na orla do Guaíba, o Grêmio já se prepara para se desfazer de parte do terreno de 75 mil m². Até junho, o Tricolor pretende entregar 60% da área para a prefeitura de Porto Alegre, que propôs a negociação.
Em troca, o clube gaúcho será ressarcido financeiramente, numa transação chamada de desapropriação amigável. Os valores, que ainda não foram divulgados, serão pagos pela Multiplan. A empresa precisa entregar contrapartidas para a cidade pela construção de até 19 torres residenciais junto ao Barrashopping Sul.
Na área hoje usada pelo Grêmio, a prefeitura autorizará que a empresa Multiplan dê sequência às obras de revitalização da Orla. No local será construído um parque às margens do Guaíba.
O clube permanecerá com 20 mil m² do terreno do Cristal. No local serão investidos R$ 5 milhões na reforma dos campos da escolinha, instalação de iluminação artificial para eventos noturnos e construção de uma sede administrativa, com restaurantes e lojas.
Antes de vender a área, porém, o Tricolor irá submeter a negociação para apreciação do Conselho Deliberativo (CD) do clube. Posteriormente, a direção irá avaliar o que irá fazer com os recursos que serão pagos. A única certeza é que os valores serão revertidos em infraestrutura.
Duas opções são avaliadas. A primeira delas é adquirir uma nova área, perto das suas operações. A outra é aplicar o dinheiro em infraestrutura no próprio Centro de Treinamentos (CT) Luiz Carvalho ou em Eldorado do Sul, local usado pelos jogadores da base do clube.
Onde usar o recurso
No CT Luiz Carvalho o recurso poderá ser usado na ampliação de locais de treinamento. Atualmente, os jogadores treinam em um turno. Se houver um investimento como a construção de área de descanso e lazer, por exemplo, o clube poderá ter opção, se achar viável, de treinar em dois momentos do dia. Um centro médico também é apontado como necessário. A construção de um campo com grama sintética também é avaliada. A ideia é preparar melhor o time quando enfrentar adversários que jogam em estádios com grama artificial.
Desistência
O Grêmio decidiu não mais usar a área ao lado do Centro de Treinamentos (CT) Luiz Carvalho, na zona norte de Porto Alegre. O terreno, de aproximadamente 10 hectares, seria usado para ampliar a estrutura do clube. De acordo com a direção do Tricolor, a prefeitura não conseguiu garantir que a área seria entregue desocupada, descontaminada e sem entraves jurídicos. A administração municipal havia se comprometido em realizar o reassentamento de 52 famílias que ocupam irregularmente a Vila Deprec. Também faria uma recuperação ambiental da região, entre outras intervenções.