Três empresas estão na disputa pela concorrência que pretende implementar estacionamento rotativo nas ruas de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. As propostas foram recebidas em setembro.
Vencerá a disputa quem pagar para a prefeitura o maior valor a partir de R$ 13,12 milhões por um contrato de 10 anos. Conforme as medições feitas em uma avenida e seis ruas centrais da cidade (veja relação abaixo), a região comportará a implantação total de 680 vagas rotativas destinadas a carros.
O edital estipula a necessidade da empresa vencedora ofertar um parquímetro para cada 100 vagas. Outros 100 espaços gratuitos, que serão reservados para motos.
Segundo previsão de lei federal, 5% das vagas serão reservadas para idosos. Outros 2% serão destinados a pessoas com deficiência.
A chamada área azul funcionará entre segunda e sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, o horário de cobrança será das 9h às 12h. Nos domingos e feriados não haverá cobrança.
Os primeiros 10 minutos não terão cobrança. A projeção de tarifa será de R$ 1,00 até 30 minutos de uso. O tempo máximo de permanência na vaga será de duas horas.
Os valores serão reajustados a cada 12 meses. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será usado como parâmetro.
Com o dinheiro arrecadado com a licitação, a prefeitura informa que irá usar os recursos na área da saúde, educação e infraestrutura urbana da cidade. Estão na disputa as empresas Car Park, G2 e Zona Azul Brasil.
Localização das vagas
- Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Coronel Serrano e Bento Gonçalves;
- Rua Três de Outubro, entre as ruas José Bonifácio e Sete de Setembro;
- Rua Manoel Vicente Ferreira, entre as ruas José Bonifácio e Sete de Setembro;
- Rua Gaspar Martins, entre a rua José Bonifácio e Avenida Júlio de Castilhos;
- Rua Henrique Lopes da Fonseca, entre a rua Deodoro da Fonseca e Avenida Júlio de Castilhos;
- Rua Assis Brasil, entre as ruas Frederico Tedesco e Pinheiro Machado;
- Rua Lulu Machado, entre as ruas Frederico Tedesco e Pinheiro Machado.