Cinco estações da Trensurb reabrirão suas portas a partir das 5h da manhã desta sexta-feira (20). Em Porto Alegre, os trens voltarão a circular com passageiros após 140 dias.
Temporariamente, a estação Farrapos será a última a trazer passageiros do Vale do Sinos. Consequentemente, será a primeira a levar usuários do trem até Novo Hamburgo.
Menos de um dia antes da retomada das operações, a coluna esteve na estação Farrapos. Cartazes ainda informam sobre o fechamento. Porém, o trabalho está praticamente concluído.
As bilheterias já estão prontas para atender passageiros, assim como as catracas. O elevador ainda dependia de uma peça para estar em funcionamento a partir desta sexta-feira.
Já a escada rolante ficará interditada pelos próximos meses. Afetado pela enchente, o equipamento precisará ser substituído.
Além de concluírem a limpeza de banheiros e áreas de circulação, funcionários montavam uma galeria de fotos que mostrarão o tamanho dos estragos na Trensurb após a enchente. Na estação Farrapos, a água atingiu em torno de 80cm de altura.
Subindo as escadas, encontramos equipes trabalhando na limpeza da plataforma de embarque e desembarque. As marcas de vandalismo, como pichação e vidros quebrados ainda podem ser percebidos mesmo após os mutirões organizados.
Dezembro
Após a retomada das operações em Porto Alegre, a Trensurb focará as atenções na reabertura das últimas três estações na Capital - São Pedro, Rodoviária e Mercado. A projeção indica que as viagens ocorrerão a partir de 24 de dezembro.
Enquanto isso, a partir da estação Farrapos, ônibus vão transportar passageiros até o centro de Porto Alegre. Haverá ponto de desembarque na estação São Pedro. No Centro Histórico, o ônibus vai desembarcar os passageiros no Terminal Júlio de Castilhos.