As obras de recuperação do aeroporto Salgado Filho completam dois meses nesta sexta-feira (13). A Fraport não divulga percentual de execução dos serviços, mas em 29 de agosto os trabalhos projetados já haviam atingido 63% de conclusão.
O trecho da pista de pouso e decolagem, que será usado a partir de 21 de outubro, que chegou a ter quase 50 centímetros de pavimento atingido pela enchente removido, já está pronto para receber a última camada de asfalto.
Das duas áreas de circulação de aeronaves, uma delas já está recuperada - a taxiway D. As intervenções na outra - taxiway F - segue em execução. Os sistemas de sinalização luminosa desta área já estão 90% instalados.
No pátio onde os aviões ficam posicionados para o embarque e desembarque de passageiros o último serviço que falta ser realizado é a sinalização das faixas de sinalização no asfalto.
No terminal de passageiros, a Fraport informa o sistema para despacho e recebimento de bagagens já foi recuperado e passa por fase de testes. As subestações de energia seguem recebendo os novos equipamentos.
Apesar do avanço, a Fraport não cogita antecipar datas para a operação de voos no aeroporto Salgado Filho. E ainda há preocupação com relação à média de chuva histórica do mês de setembro, que pode dificultar os últimos dias de trabalho antes da retomada dos voos. A partir de 18 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciará os testes dos equipamentos que auxiliam pousos e decolagens das aeronaves.
A retomada dos pousos e decolagens iniciará a partir das 8h do dia 21 de outubro. Já a retomada completa do aeroporto ocorrerá em 16 de dezembro, com a liberação completa dos 3,2 quilômetros da pista, quando também está agendado o início dos voos internacionais e particulares.