Seis anos depois da primeira tentativa, o Grêmio voltou a investir na possibilidade da Arena receber um acesso direto para a freeway. O assunto vem sendo tratado entre representantes do clube e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt).
Encontros já ocorreram e a avaliação de quem tem participado das reuniões técnicas é que, dessa vez, a autorização poderá ser dada. Ainda não há prazo para uma definição.
Neste sábado (1), integrantes da ANTT estiveram na região da Arena fazendo uma visita. Eles buscavam identificar qual o melhor ponto onde o viaduto poderá ser construído.
A maior complexidade envolve a criação de novos acessos na freeway. A rodovia é chamada de classe zero, característica atribuída a rodovias com ao menos pista dupla e com controle total de entrada e saída.
Estes acessos até são permitidos, mas em locais previamente definidos. Somente dois pontos particulares estão previstos e executados, dando acesso para postos de combustíveis.
A construção de um viaduto auxiliaria a desafogar o trânsito em dias de jogos e shows com grande público. Das vezes anteriores, o pedido foi negado pela ANTT.