Durou menos de seis meses a intenção da direção da Arena Porto Alegrense. O projeto que pretendia construir uma ponte sobre um arroio para ligar o estacionamento do estádio para a freeway foi negado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Com a alça seria possível criar uma ligação direta com a rodovia a fim de diminuir os congestionamentos na saída de jogos do Grêmio e em dias de shows. As justificativas apresentadas sepultam a ideia de tirar a obra do papel do jeito que ela foi formatada.
Técnicos da ANTT de Porto Alegre informaram que este acesso não é viável tecnicamente porque a freeway é uma rodovia chamada de classe zero, uma rodovia com ao menos pista dupla e com controle total de acesso. Os acesso até são permitidos, mas em locais previamente definidos. Somente dois acessos particulares estão previstos e executados, dando acesso para dois postos de combustíveis, um deles ainda em construção, no quilômetro 79.
A agência também relatou que não foi consultada quando o projeto do Complexo da Arena foi planejado, pois o tráfego seria absorvido pelas vias do entorno, sem acesso direto pela freeway. Também foi descrito que este novo acesso não tem distância compatível com o Manual de Acessos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pois fica entre o acesso da Rodovia do Parque e BR-116, com 800 metros de distância entre eles.
Essa foi a terceira negativa ouvida. Procurada, a direção da Arena ainda não comentou o que pretende fazer.
Na primeira oportunidade, em novembro de 2018, o pedido foi apresentado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que respondeu que o projeto não era adequado e que a ponte criaria riscos de acidentes na rodovia.
Na segunda ocasião, em fevereiro, a CCR ViaSul foi consultada e informou que não tem intenção de realizar a construção. Esta obra não está listada no contrato assinado, ou seja, não é uma obrigação da empresa. Em ambos os casos, os diretores da Arena foram orientados a procurar a ANTT.
Uma empresa desenvolveu um estudo topográfico sobre a viabilidade do acesso. Se a resposta da ANTT fosse positiva, um novo estudo seria realizado com a intenção de saber quanto a obra iria custar. Não foi informado quem iria bancar a construção.