Com o aeroporto Salgado Filho fechado por um tempo indeterminado, e sem previsão da Fraport iniciar as viagens pela Base Aérea de Canoas, o terminal da Força Aérea Brasileira (FAB) tem uma opção de deslocamento possível. Para poder ter acesso, é preciso fazer a inscrição no Correio Aéreo Nacional (Can).
Não há um limite de viagens que pode ser realizada pelos interessados. As viagens são gratuitas.
Porém, elas estão condicionadas à disponibilidade de vagas e da aeronave da Força Aérea Brasileira se deslocar para a Base Aérea mais próxima da cidade pretendida pela viajante. Elas ocorrem em aproveitamento de alguma missão previamente planejada.
Para obter mais informações é preciso ir diretamente ao local, se cadastrar e aguardar. Na entrada da Base Aérea há um guichê para atendimento. Porém, em virtude das operações excepcionais dos últimos dias, não há no local adequado de espera até que se consiga confirmar a viagem.
Na região sul do Brasil, o deslocamento pode ser feito para Santa Maria, Florianópolis e Curitiba. Mas há possibilidade de deslocamentos para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, entre outras opções.
Gaúcho de Porto Alegre, mas morando na França, Gerson Seara Brito estava visitando a família na Capital. Ele deveria retornar para a Europa no último dia 5.
Neste domingo (12), ele se deslocou até a Base Aérea de Canoas. Chegou às 11h. Precisou aguardar até as 23h, mas conseguiu ir para o Rio de Janeiro.
- Foi tentativa e sorte. O voo estava programado para as 18h45min e chegou depois das 22h. O pessoal da Aeronáutica foi super solícito. Foi realmente só o tempo de aguardar a aeronave - comentou Brito.
É permitido carregar bagagem. Em aeronaves menores o limite é até 10kg. Nas maiores, é possível carregar até 23kg. Algumas aeronaves não dispõem de banheiro. Também não há serviço de bordo.