Para o ano de 2024, o governo Lula destinou R$ 66 milhões para as obras de melhorias da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Estão em andamento: a duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos; a construção de viadutos na BR-116 e RS-240, no bairro Scharlau; a ampliação de terceira faixa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo; e a construção de novo viaduto, em Esteio. Porém, o montante repassado para este contrato é insuficiente para sua plena execução ao longo deste ano.
Para que as obras não parem em breve, o governo precisa repassar mais R$ 250 milhões nos próximos meses. Se o recurso não chegar, as intervenções em Esteio, previstas para serem concluídas em maio do ano que vem, vão parar e o prazo de término, por óbvio, não será cumprido.
Outra melhoria que será afetada é a que está reparando as barreiras de concreto da rodovia. Essa etapa começou por Canoas. Já as obras de São Leopoldo não devem ser afetadas, pois estão em fase final de execução.
As obras no trecho da Região Metropolitana da BR-116 completaram três anos em execução. As melhorias que a rodovia está recebendo, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, vão de construção de pontes e viadutos a ampliação de pista. Devem ser investidos R$ 800 milhões ao longo de todo o contrato.
Melhorias esperadas
O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Ele é o responsável por executar os projetos de melhorias previstos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. A autorização ocorreu três anos e meio depois da realização da licitação.
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de obras em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos. A escolha da empresa foi parar na Justiça e o Dnit precisou aguardar a decisão final para dar autorização de início aos trabalhos.
O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.