Pensada há dois anos, a ideia de instalar um letreiro no Morro da Polícia, em Porto Alegre, não foi abandonada. Pelo contrário. A proposta segue viva e um passo importante deve se efetivar em breve.
Empresários da Capital, interessados no projeto, estão encaminhando a compra do terreno. O nome deles ainda não foi revelado. As negociações ocorrem com todos os atuais proprietários da área. São ao menos oito.
Os valores envolvidos também não foram informados. Assim que a compra for efetivada, a documentação referente à instalação do letreiro será encaminhada para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
- O projeto é de preservação do meio ambiente. Iremos proteger o espaço - avalia o arquiteto Alan Furlan, responsável por desenvolver o projeto pela empresa Capsula.ARQ.
A estrutura deverá ter 142 metros de extensão e 14 metros de altura. Além do painel, um mirante para contemplação da paisagem também está previsto no projeto.
O orçamento estimado só na instalação do letreiro é de R$ 1,3 milhão. Ambientalistas dizem que a instalação do letreiro afetará fauna e flora e descaracterizará paisagem.
O Morro da Polícia possui 287 metros de altitude e também é conhecido como Morro da Embratel. Além das antenas, há vegetação natural e pouca infraestrutura no entorno do ponto previsto para abrigar o letreiro na cor branca.
Maior que Hollywood
A inspiração veio dos Estados Unidos. O letreiro de Hollywood, localizado sobre o Monte Lee possui 106m70cm de extensão e letras com 13m70cm de altura. A estrutura foi erguida em 1923. Na ocasião, a ideia era promover um empreendimento imobiliário chamado “Hollywoodland”. Porém, as últimas quatro letras foram retiradas nos anos 1940.