Sede da antiga Empresa Porto-alegrense de Turismo (Epatur), ao lado do Largo Zumbi dos Palmares, vai ser vendida pela prefeitura de Porto Alegre. O leilão deverá ocorrer no mês de abril.
O imóvel está localizado na Travessa do Carmo, no bairro Cidade Baixa. A área tem 4.363,54 m². Antes da Epatur, ele recebeu a Secretaria Municipal de Turismo, departamentos de fiscalização de ambulantes, centros de informações do ônibus Linha Turismo, entre outras unidades da prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), o prédio está avaliado em R$ 13 milhões. Vencerá a disputa quem ofertar a maior quantia a partir do valor inicial.
No mesmo leilão deverá constar o prédio da antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). O edital será publicado tão logo a prefeitura consiga reverter a suspensão da venda do imóvel na Justiça.
- Será o maior leilão da história da prefeitura. Todos imóveis estão sem utilização e gerando despesas - avalia o secretário André Barbosa.
Os valores arrecadados nos leilões de imóveis são destinados a projetos de construção e revitalização de prédios públicos, manutenção de telhados e fachadas, cercamento de áreas. No caso do prédio da Smov, a venda proporcionará a construção de 254 apartamentos, divididos em dois prédios.
As novas unidades serão construídas em dois terrenos da prefeitura, na Avenida José Aloísio filho e na Avenida Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá. Serão beneficiadas pessoas que moram de aluguel ou de favor e que já foram cadastradas pela prefeitura.