O espaço do assado do fim de semana está sendo recuperado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. As onze churrasqueiras, localizadas próximas ao novo pórtico principal - com entrada pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva - estão sendo reconstruídas.
As obras começaram no fim de dezembro e deverão ser finalizadas em fevereiro. Além das churrasqueiras, o assador e seus convidados terão à disposição mesas, bancos e pias coletivas.
Os espaços também ganharão iluminação e gramado. Não será necessário realizar reservas para utilizar o espaço. O uso se dará por ordem de chegada.
A recuperação desta área de churrasqueiras estava prevista em contrato. As estruturas anteriores estavam gastas pelo uso. Os bancos e mesas, de madeira, estavam deteriorados.
- Considerando a função histórica do parque, que durante a maioria do ano é frequentado por famílias que utilizavam suas churrasqueiras, é notável que este espaço tenha passado por um estado completo de deterioração. No entanto, atualmente está sendo revitalizado, recebendo não apenas novas unidades, mas também uma infraestrutura de apoio renovada - destaca Carla Deboni, arquiteta e diretora da GAM3 Parks.
Um ano em obras
Em 5 de dezembro, o parque completou um ano em obras. A retirada de vegetação e as obras de drenagem e terraplenagem, além do plantio de grama já foram finalizadas. Em breve será realizada a instalação da iluminação pública, juntamente com a IPSUL, especialmente na área leste do parque. A próxima etapa de revitalização pretendem ser menos agressivas ao meio ambiente.
O novo projeto paisagístico será a próxima ação. O consórcio GAM3 Parks promete que este projeto pretende “enriquecer o espaço com elementos naturais, proporcionando uma experiência visualmente atraente e integrada à natureza”.
Complementarmente, o consórcio reafirma o planejamento de realizar primeiro as obras obrigatórias. São elas: duas vilas temáticas, construção de sanitários e área de atendimento ao turista.
Roda-gigante
As ações extras, como o parque dos dinossauros, só terão as datas de início das obras e de inauguração anunciadas quando os contratos com os parceiros estiverem assinados. Mesmo assim, os primeiros sinais do local que receberá a roda-gigante já aparecem.
35 anos
A concessão do parque, juntamente com o trecho 1 da Orla, teve início em março de 2021. O contrato tem duração de 35 anos.