Pelo terceiro dia, as obras que estão ocorrendo na BR-116, entre Esteio e Novo Hamburgo, estão sofrendo com a diminuição no número de trabalhadores envolvidos. Das três empresas terceirizadas que atuam na região, uma não está atuando.
Com salários atrasados, 117 funcionários ligados à Avensi não compareceram novamente ao serviço. Eles foram orientados a aguardarem uma definição, que deverá ocorrerá nesta quarta-feira (13).
Em reunião realizada na segunda-feira (11), entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Estradas do Rio Grande do Sul (Siticepot-RS) e do consórcio BR-116 Norte, os funcionários ouviram que os valores atrasados deverão ser pagos, assim como o montante que será transferido para que eles sejam desligados da empresa Avensi.
Os trabalhadores atuavam na duplicação do viaduto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e na ampliação de faixa da BR-116, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. As obras começaram entre abril e julho.
Procurado, o diretor-presidente da Avensi, Francisco Fernandes, não retornou aos contatos feitos pela coluna. Na segunda-feira, ele reconheceu que havia problemas com documentação, mas garantiu que o consórcio já poderia ter pago R$ 1,6 milhão devido.
Por meio de sua assessoria, o consórcio BR-116 Norte informa que não tem relação de trabalho direta com esses 117 funcionários. "Quem faz a gestão desses trabalhadores é a Avensi", diz o comunicado. Também informa que está fazendo um "remanejamento interno para manter o ritmo das frentes de trabalho normalmente".
O consórcio é formado pela MAC Engenharia, Sogel Construtora, ETERC Engenharia e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia e tem um contrato vigente por três anos, com R$ 392 milhões investidos — pelos valores de 2014. Estão previstas uma série de melhorias em 38,5 quilômetros da rodovia.
Melhorias na 116
Em São Leopoldo estão ocorrendo a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos e a construção de novos viadutos com a RS-240. O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.
Produção de Maria Clara Centeno (maria.centeno@zerohora.com.br)