A força d’água fez com que um dos 14 portões do sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre se deslocasse. O problema foi percebido durante a tarde de segunda-feira (20).
Ele está localizado junto à Rua Voluntários da Pátria, embaixo da ponte do Guaíba. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), este portão é um dos sete que ficam permanentemente fechados, porque não há necessidade de passagem de carro ou de pedestres pelo local.
Até as 3h desta terça-feira (21), equipes da prefeitura reforçaram as contenções desta encosta sobre a Avenida Castello Branco com mais terra e pedras. Os trabalhos foram retomados às 9h, com objetivo de criar um dique na porta e tentar soldá-la com uma chapa de aço pelo lado oposto.
A probabilidade maior para o portão ter cedido, segundo o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, é que a estrutura estivesse mal vedada e com problemas de fixação. Com a força d'água, o portão foi pressionado a ponto de se deslocar.
— O portão estava há anos fechado. Bem provavelmente, ele estava mal fechado ou vedado — explica ele.
Elevação do Guaíba
A outra preocupação de Loss é com a possibilidade de mais chuva que deve atingir o Rio Grande do Sul ao longo da quarta-feira (22). Há previsão de que a precipitação chegue a 50mm. Além disso, o vento mudará de direção, passando a soprar de Sul, o que irá represar a água do Guaíba.