Pelos próximos 10 meses, os motoristas que usam a Avenida Edgar Pires de Castro, vão precisar ter paciência. A via será alargada em um trecho de 1,5 quilômetro, entre a Estrada Gedeon Leite e Raphael Louro, na Zona Sul.
Ao final, cada sentido de tráfego contará com duas faixas de deslocamento de veículos ao invés de apenas uma. Os trabalhos foram iniciados nesta segunda-feira (27), com as primeiras escavações.
A obra vai seguir do trecho mais próximo à Estrada Gedeon Leite, em direção a Rua Raphael Louro. O investimento será de R$ 3 milhões.
- O que nós estamos fazendo, enquanto não iniciam as grandes obras, é um alargamento pontual nesse trecho, que é o primeiro mais viável, onde não há necessidade de deslocamento de poste, e tem espaço entre a frente dos comércios e a faixa existente hoje de asfalto. A gente, neste momento, consegue fazer aquela parte ali, que tem muito comércio, e é a parte da cidade que mais cresce, para o extremo sul da cidade - destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
Ao final das obras, os comerciantes precisarão adaptar suas calçadas.
Plano da duplicação
Essa intervenção não irá substituir o planejamento de duplicação da avenida. A obra chegou a ser inscrita na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2013.
O projeto executivo, prevendo a duplicação de 4,5 quilômetros, chegou a ser realizado pela empresa Aerogeo Geoprocessamento e Engenharia. O material foi aprovado em 2015.
O estudo original incluía, além da duplicação, construção de corredor de ônibus e ciclovia. Porém, a prefeitura avaliou que o estudo precisará ser refeito. A ideia é deixar a obra mais barata, com menos desapropriações de imóveis. E isso será feito substituindo o corredor de ônibus por uma faixa exclusiva destes veículos.
A duplicação da avenida é uma das 21 obras prioritárias elencadas pelo prefeito Sebastião Melo. Em 2019, a prefeitura avaliou que precisaria de cerca de R$ 120 milhões.