A quarta-feira (15) terá uma movimentação diferente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e adjacências. A empresa Atelier Acústica realiza o segundo monitoramento de barulho do local.
Em caso de chuva ou vento, o trabalho precisará ser interrompido. Além das medições ocorrerem no próprio parque, cinco moradores da região permitiram que a inspeção ocorra em suas residências.
Mesmo sem shows marcados para o Harmonia, como o parque também é conhecido, o consórcio GAM3 PARKS informou para a promotora Annelise Steigleder que um evento está previsto para ocorrer na orla do Guaíba para duas mil pessoas. De acordo com a empresa, o evento Na Beira será realizado no trecho um, em frente ao Bar Pardo, com a presença de MC Livinho, a partir das 17h.
O primeiro monitoramento no Harmonia ocorreu durante o show Rap in Cena, realizado entre os dias 28 e 29 de outubro. Durante o evento, moradores reclamaram do barulho. O resultado da medição ainda não foi apresentado ao Ministério Público do Estado, que abriu um inquérito civil para apurar as reclamações dos vizinhos.
- (Eles) esclareceram que o próximo evento de grande porte que ocorrerá no Parque Harmonia será o Réveillon, diante da transferência de lugar do (Festival) Turá. Por isso, a decisão de seguir realizando os estudos acústicos necessários à apresentação do plano de mitigação - informou Annelise, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, no inquérito civil.
Segundo a GAM3 PARKS, somente após uma "avaliação técnica completa", os resultados serão encaminhados ao Ministério Público.
"Atualmente, evitar qualquer divulgação de dados é a abordagem mais prudente, aguardando o momento oportuno para compartilhar as informações de forma apropriada", informou o consórcio por meio de sua assessoria.
Chuva atrapalha
A aferição do barulho faz parte de um termo de compromisso que foi assinado entre a GAM3 PARKS e a prefeitura de Porto Alegre, que está sendo fiscalizado pelo Ministério Público. A norma brasileira estabelece que as captações de som não podem ser realizadas durante precipitações pluviométricas, trovoadas ou sob condições ambientais de vento. Por causa disso, o evento Feijoada com Samba, realizado em 8 de outubro, não pode ter o monitoramento de ruídos.
Origem da fiscalização
Foi por causa das reclamações recebidas durante o show de pagode da banda Sorriso Maroto, realizado em agosto, que a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre abriu expediente para investigar o plano de ruídos do parque. Ele deverá contemplar um estudo acústico e medidas para amenizar os impactos de eventos com emissão sonora que causem incômodo.