No anúncio das obras que serão prioridade do governo federal pelos próximos quatro anos, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma delas chamou a atenção por não ter sido contemplada no Rio Grande do Sul. E isso que o estado gaúcho teve 19 projetos em rodovias selecionados, sendo 11 obras e oito estudos.
A obra em questão está localizada na região central do Estado, mais especificamente em Santa Maria, e está em execução desde 2014. A travessia urbana da Santa Maria envolve a duplicação de 14,5 quilômetros das BRs 158 e 287, na região leste e oeste da cidade.
E não dá para dizer que é por falta de articulação política. O ministro de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, é natural de Santa Maria e iniciou sua carreira política na cidade.
A obra já está 97% finalizada e, conforme a coluna apurou, esse é um dos motivos pelos quais pode não ter sido incluída na relação de prioridades do PAC. Os recursos que ela precisa receber são menores perante outras construções que dependem de verbas mais polpudas.
Dos 14,5 quilômetros, ainda falta concluir o viaduto do bairro Uglione, na interseção da BR-158 com a BR-392, popularmente conhecido como viaduto . Também é necessário realizar a construção de duas passagens inferiores.
Após uma série de adiamentos, a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que seja possível concluir a obra até o fim do primeiro semestre de 2024. Além de uma nova pista, a Travessia Urbana de Santa Maria terá, ao todo, cinco viadutos, três passarelas, reconstrução de pontes e instalação de calçadas, ciclovias e iluminação.