Os 20 controladores de velocidade instalados na freeway, BR-101, BR-386 e Rodovia do Parque, enfim, vão começar a registrar excesso de velocidade. Os equipamentos serão ligados em setembro.
Uma força-tarefa montada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) está percorrendo o Brasil para dar agilidade na verificação e na ativação dos radares. Ainda em agosto, a equipe chega ao Rio Grande do Sul.
De acordo com a superintendência da corporação no Rio Grande do Sul, a partir do final do mês, uma campanha de divulgação será iniciada para informar aos motoristas sobre o início da operação dos radares. A expectativa é que, a partir de 20 de setembro, os equipamentos já estejam registrando o abuso de velocidade.
Na freeeway foram instalados cinco pardais. Eles estão localizados em Osório, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha e Porto Alegre (dois).
A BR-101 terá quatro pardais e uma lombada eletrônica. Já a BR-386 recebeu três lombadas e seis pardais. Por fim, a Rodovia do Parque terá um pardal.
O objetivo é inibir o excesso de velocidade. Os equipamentos foram instalados nos locais apontados pela PRF. O estudo feito levou em consideração as estatísticas dos acidentes de cada ponto.
- Os controladores de velocidade em rodovias são importantes para a Polícia Rodoviária Federal por várias razões. Eles contribuem para a segurança viária, reduzindo o risco de acidentes graves causados pelo excesso de velocidade. Além disso, auxiliam no controle do tráfego, garantindo um fluxo mais uniforme e prevenindo congestionamentos. Esses dispositivos também ajudam a deter condutores que desrespeitam os limites de velocidade, resultando em estradas mais seguras para todos - destaca o chefe da comunicação da PRF no Estado, inspetor Douglas Paveck.
Os controladores já deveriam estar em funcionamento desde fevereiro de 2020. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.
Além disso, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul exigiu que a CCR ViaSul -, responsável pela aquisição e instalação dos controladores de velocidade - realizasse uma série de mudanças na instalação dos equipamentos. As solicitações acabaram adiando o início de funcionamento do sistema.
Em junho de 2022, os 20 pardais foram aferidos atendendo requisição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Depois dessa etapa, os equipamentos passaram para a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).