Demorou, mas, enfim, foi aberta a contratação para escolher a empresa que irá executar a reforma da ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul. Há duas semanas, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, havia prometido, em entrevista à Rádio Gaúcha, lançar o edital até o fim do mês.
A estrutura está interrompida para caminhões desde outubro de 2021 após apresentar problemas estruturais. Apesar do anúncio, a obra ainda vai demorar para começar.
Quem vencer a disputa, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ainda precisará realizar os projetos antes de iniciar a reconstrução. As propostas serão conhecidas em 21 de setembro.
Toda a estrutura de concreto será substituída. Em 2018, ponte passou por reforma na parte metálica e troca de asfalto. Na ocasião foram investidos mais de R$ 8 milhões.
Desvios no trânsito
Em outubro de 2021, a ponte - localizada sobre o Rio Jacuí - apresentou problemas estruturas. Usuários perceberam rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal do elevado. Por causa disso, a ponte foi interditada totalmente.
Em novembro, a construtora Neovia realizou serviços emergenciais, que duraram aproximadamente um mês. Em dezembro daquele ano, o tráfego foi liberado em duas pistas para veículos leves.
Desde então, caminhões e ônibus precisam usar estradas alternativas, que aumentam o percurso. Isso traz um problema logístico para escoamento de safra.
Entre Porto Alegre e Cachoeira do Sul, o ideal é ir pela RS-287 ou entrar em Rio Pardo, na BR-471, e acessar a RS-287 em Santa Cruz do Sul. De Cachoeira do Sul para o interior do Estado, a principal opção é ir até Santa Maria, pela RS-287. De Santa Maria, quem quer ir para a Fronteira Oeste segue pela BR-158, e quem quer ir para a Zona Sul vai pela BR-392 até a BR-290. Outra opção é usar uma balsa para atravessar o Rio Jacuí, ao custo de R$ 130 ida e volta.