Depois de 10 meses em obras, a Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, deve ser liberada na próxima quarta-feira (5). A estrutura atravessa o Rio Jacuí pela BR-153, sendo um dos principais acessos da cidade a outros municípios da região.
A informação foi confirmada pela Unidade de Santa Maria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Nesta segunda-feira (3), a unidade realiza uma vistoria na ponte, para avaliar a conclusão das obras, que começaram em fevereiro.
Ao todo, foram mais de R$ 8 milhões investidos na ponte, que teve reforço na estrutura de metal, construção de faixa de pedestre e de barras de segurança e também iluminação. Em julho deste ano, a passagem ficou totalmente bloqueada para o tráfego, tendo uma das pistas liberada em outubro.
Durante este período, os moradores precisaram usar balsas para fazer a travessia. O serviço era feito por duas balsas, e para poder fazer uso, os pedestres e motoristas precisavam pagar uma taxa. O serviço chegou a ser suspenso pelo menos três vezes, principalmente por conta da cheia ou da baixa do rio. No dia 24 de setembro, o serviço foi encerrado por conta da cheia do Jacuí, e os moradores ficaram 12 dias tendo como alternativa uma rota que aumentava o trajeto em 25 quilômetros, se fossem usadas estradas de chão batido.
Durante os períodos em que a balsa não funcionou, as cinco escolas que ficam no interior, do outro lado da ponte, ficaram fechadas. Os 80 professores que atuam nas localidades de Cerro dos Peixotos, Piquiri, Mineração, Porteira 7 e Vila Vargas não tinham como chegar até as escolas e, por isso, 450 alunos ficaram sem atividades. Praticamente um mês de aulas foi perdido.