O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) libera, ao meio dia desta sexta-feira (12), a passagem de veículos leves pela ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, na Região Central. Será no sistema pare e siga. Caminhões e ônibus seguem sem poder fazer o trajeto.
A liberação ocorre porque a operação da balsa Deusa do Jacuí não tem mais prazo para início. O baixo nível do rio é o principal problema, pois a balsa corre o risco de encalhar. A expectativa era de que ela começasse os trabalhos na quarta-feira (10), o que foi adiado para a quinta. A prefeitura de Cachoeira do Sul afirma que busca alternativas, como uma obra de dragagem, mas precisa de autorizações para que isso seja feito.
Conforme o Dnit, sem a balsa, a liberação do tráfego de veículos leves no sistema pare e siga consegue aliviar o tráfego entre a BR-290 e a RS-287, ao mesmo tempo que possibilita a realização da recuperação da ponte — a estrutura está com problemas. A obra, que deve durar um mês, começa na próxima terça-feira (16).
Veículos de grande porte deverão seguir por rotas alternativas. Entre Porto Alegre e Cachoeira do Sul, o ideal é ir pela RS-287 ou entrar em Rio Pardo, na BR-471, e acessar a RS-287 em Santa Cruz do Sul.
De Cachoeira do Sul para o interior do Estado, a principal opção é ir até Santa Maria, pela RS-287. De Santa Maria, quem quer ir para a Fronteira Oeste segue pela BR-158, e quem quer ir para a Zona Sul vai pela BR-392 até a BR-290.