Andar de táxi pode ficar mais caro em Porto Alegre. Um projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores pretende alterar lei de 2014. A proposta é de autoria do vereador José Freitas (Republicanos).
Conforme a justificativa do projeto, o objetivo é regular o reajuste da tarifa de maneira mais justa. A última vez que os valores foram reajustados foi em 5 de abril de 2016. Segundo a justificativa da matéria, a defasagem da tarifa já é de 82%, o que acaba impactando no rendimento destes motoristas.
O projeto estipula que a periodicidade do reajuste da tarifa ocorrerá entre 12 e 36 meses. A intenção é que sempre que houver aumento no preço dos combustíveis em índice igual ou superior a 8%, o valor será atualizado proporcionalmente ao período da última elevação. Quando isso ocorrer, passa a contar o período mínimo de 12 meses para o próximo pedido de elevação.
A partir do acionamento dos gatilhos, qualquer entidade que representa a categoria poderá solicitar revisão. Caberá à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fazer o cálculo.
O projeto já recebeu uma emenda do próprio proponente. Ela defende que, quando a lei for publicada, haverá um reajuste de 30% sobre o valor do quilômetro rodado e sobre o valor da bandeirada.
Uma audiência pública será realizada para discutir a matéria e ouvir a população. A reunião será online e ocorrerá às 19h de terça-feira (21).
De acordo com a EPTC, a categoria havia solicitado em 2018 uma alteração na lei de 2014. Na ocasião, encaminhou pedido para que o reajuste tarifário não fosse mais atrelado automaticamente ao da gasolina e sim quando houvesse solicitação do sindicato.
Bandeirada
A bandeirada inicial custa R$ 5,18. O quilômetro rodado em bandeira 1 custa R$ 2,59. O valor da bandeira 2 é de $ 3,36.