A zona norte de Porto Alegre tem hoje um dos principais gargalos do trânsito da Região Metropolitana. E o problema vem se agravando a cada ano.
Mesmo com quatro faixas, a freeway costuma apresentar lentidão em direção ao litoral entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil. Os finais de tarde são desgastantes.
O congestionamento surge da incapacidade de se conseguir dar vazão aos veículos na via municipal. Chegar até a Avenida Bernardino Silveira Amorim é um desafio.
A intenção da prefeitura é executar intervenções para qualificar o Acesso Norte - um corredor de ligação da zona norte com os municípios da Região Metropolitana. As avenidas Bernardino Silveira Amorim e Plínio Kroeff serão alargadas, de acordo com o estudo de viabilidade realizado.
Agora, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana diz estar finalizando o estudo topográfico, que irá subsidiar a produção do termo de referência para a contratação do projeto executivo. Somente ao final de todas essas etapas será possível começar a obra.
Enquanto isso, a secretaria destaca que vem realizando pequenas melhorias na região e garante que o trecho já apresenta menor tempo de deslocamento em horários de pico. Dentre as adaptações que foram feitas, houve a proibição de conversão à esquerda da Bernardino Silveira Amorim para a Avenida Caldeia, no sentido centro - bairro. Também houve a realocação de um ponto de semáforo na própria Bernardino Silveira Amorim e a melhoria no pavimento em 3,5 km da avenida.