Às 14h desta terça-feira (24), os conselheiros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) vão analisar os reajustes nos preços dos pedágios da RS-240 e da RS-122. É a partir de 1º de fevereiro que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) repassa a gestão das duas estradas para o consórcio Integrasul.
Pelos preços de maio de 2022 - data da realização do leilão -, os valores para carros passariam de R$ 6,30 para R$ 6,85, na RS-122, em Flores da Cunha. Já na RS-240, em Portão, a tarifa aumentaria de R$ 6,50 para R$ 9,83.
Mas, como estipula o contrato, foi necessário aplicar a inflação acumulada desde janeiro de 2020 - quando o projeto foi apresentado. Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a diretoria de tarifas da Agergs atualizou os valores que passarão a ser pagos.
Na praça de pedágio da RS-240, o valor passará para R$ 11,90. Na RS-122, o valor atualizado é de R$ 8,30. A definição final será dos conselheiros. Porém, como o colegiado costuma se basear nos estudos e análises técnicas, dificilmente o resultado final será alterado.
Além da RS-240 e da RS-122, o grupo de empresas, que se chamará Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), também terá como missão cuidar de trechos de estradas: a RS-287, a RS-446 a RS-453, além da BR-470, entre Bento e Carlos Barbosa.
O primeiro ano de contrato prevê reparos emergenciais. A CSG tem por atribuição fazer operações tapa-buracos, esse mesmo trabalho que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executam. É só a partir do segundo ano de contrato que as obras mais pesadas passam a acontecer. E as duplicações chegam entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.
Ao longo de 2023, quatro novas praças de pedágios serão construídas. Elas entrarão em operação em dezembro2023. Elas estão previstas para no km 45 e no km 103 da RS-122, no km 6 da RS-446, e no km 30 da RS-287. Es postos de cobrança de Flores da Cunha e Portão também serão realocados no mesmo período. O do Vale do Caí deve ir para a área de São Sebastião do Caí.
Fim da Curva da Morte
Este novo contrato prevê o fim da Curva da Morte. Localizado no quilômetro 47 da RS-122, em Farroupilha, o trecho passará a contar com um novo traçado, com mais faixas de tráfego, amenizando a curvatura atual. Mas essa obra só está prevista para sair do papel até o fim de 2026.
Todas as obras de infraestrutura precisarão ocorrer até o sétimo ano de contrato, ou seja, entre o fim de 2028 e o fim de 2029. As primeiras duplicações e viadutos precisam ser entregues até o fim do terceiro ano.
Estão nesse prazo, por exemplo, quase 11 quilômetros da RS-122 no contorno norte de Caxias do Sul, entre o chamado viaduto torto e a saída para Flores da Cunha; a RS-453, entre Farroupilha e o entroncamento com a BR-470, em Garibaldi; e o trecho urbano da RS-240 em Montenegro. A RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino tem duplicação prevista para o quarto ano de contrato, com mudanças de traçado, como a eliminação da chamada curva da morte, no km 47, em Farroupilha.