Mais um passo será dado, em breve, para repassar rodovias estaduais e federais gaúchas para a iniciativa privada. Na próxima terça-feira (17), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) irá homologar o contrato de concessão com o consórcio Integrasul.
Depois disso, no dia 24, está marcada a sessão que irá tratar do reajuste dos preços dos pedágios. Pelos preços de maio de 2022, em Flores da Cunha, o valor projetado é de R$ 6,85. Já em Portão é de R$ 9,83. Em ambos os casos é necessário aplica a inflação acumulada destes oito meses.
O grupo de empresas, que se chamará Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), passará a administrar duas rodovias estaduais: a RS-240 e a RS-122. Também terá como missão cuidar de trechos de estradas: a RS-287, a RS-446 a RS-453, além da BR-470, entre Bento e Carlos Barbosa.
A partir da 0h de 1º de fevereiro, a nova concessionária já deverá começar a cobrar tarifa nos pedágios existentes. Em Portão o valor para carros é de R$ 6,50 atualmente. Em Flores da Cunha, a tarifa é de R$ 6,30.
As demais praças a serem construídas entram em operação em dezembro de 2023. Os postos de cobrança de Flores da Cunha e Portão também serão realocados no mesmo período. O do Vale do Caí deve ir para a área de São Sebastião do Caí.
O primeiro ano de contrato prevê reparos emergenciais. A CSG tem por atribuição fazer operações tapa-buracos, esse mesmo trabalho que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executam. É só a partir do segundo ano de contrato que as obras mais pesadas passam a acontecer. E as duplicações chegam entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.
Fim da Curva da Morte
Este novo contrato prevê o fim da Curva da Morte. Localizado no quilômetro 47 da RS-122, em Farroupilha, o trecho passará a contar com um novo traçado, com mais faixas de tráfego, amenizando a curvatura atual. Mas essa obra só está prevista para sair do papel até o fim de 2026.
Todas as obras de infraestrutura precisarão ocorrer até o sétimo ano de contrato, ou seja, entre o fim de 2028 e o fim de 2029. As primeiras duplicações e viadutos precisam ser entregues até o fim do terceiro ano.
Estão nesse prazo, por exemplo, quase 11 quilômetros da RS-122 no contorno norte de Caxias do Sul, entre o chamado viaduto torto e a saída para Flores da Cunha; a RS-453, entre Farroupilha e o entroncamento com a BR-470, em Garibaldi; e o trecho urbano da RS-240 em Montenegro. A RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino tem duplicação prevista para o quarto ano de contrato, com mudanças de traçado, como a eliminação da chamada curva da morte, no km 47, em Farroupilha.
Leilão em maio
O consórcio Integrasul foi o vencedor da disputa realizada em maio. Ele irá administrar 271,54 quilômetros de rodovias por 30 anos, dos quais 119,46 quilômetros precisam ser duplicados. O investimento previsto é de R$ 3,4 bilhões.
Localização dos pedágios
- RS-122: km 4, em São Sebastião do Caí (em substituição ao pedágio de Portão) ;
- RS-122: km 45, novo pedágio em Farroupilha (na descida da Serra);
- RS-122: km 103, pedágio existente em Flores da Cunha;
- RS-122: km 152, novo pedágio em Ipê;
- RS-287: km 30, novo pedágio em Capela de Santana;
- RS-446: km 6, novo pedágio em Carlos Barbosa.