O documento que ratifica a concessão de novas rodovias para a iniciativa privada será assinado às 16h30 de quinta-feira (22), no Palácio Piratini. A partir do fim de janeiro, o consórcio Integrasul - formado pelas empresas paranaenses Gregor e Silva & Bertoli - assume estradas que são gerenciadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Dentro das prerrogativas de contrato da nova administradora de pedágios do Rio Grande do Sul, o consórcio criou uma empresa. Ela irá cuidar de seis rodovias da Serra e do Vale do Caí. O trecho contempla a RS-122, a RS-240, a RS-287, a RS-446 e a RS-453, além da BR-470, entre Bento e Carlos Barbosa.
O nome escolhido foi Caminhos da Serra Gaúcha. De acordo com o diretor-técnico da empresa Silva & Bertoli, Ricardo Peres, ela deverá ser mais conhecida pela sigla CSG.
- Ela está registrada em Portão, mas estamos em processo de mudança para Farroupilha - explica o diretor.
A empresa ficará instalada próximo da RS-453. Um imóvel localizado no centro da cidade - na Rua José Dalla Riva - foi o escolhido.
Quando assume
Após a solenidade de quinta-feira, conta-se um prazo de 30 dias, quando o termo de arrolamento dos bens será assinado. Depois disso ainda há um período de cinco dias úteis. Somente depois disso, a CSG assume as rodovias.
A partir de 30 de janeiro, a nova concessionária já deverá começar a cobrar tarifa nos pedágios existentes, em Flores da Cunha e Portão, ambos na RS-122. Em Flores da Cunha, o valor será de R$ 6,85, acrescido da inflação acumulada desde maio. Já em Portão será de R$ 9,83, além do adicional de inflação. Caberá à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) fazer o cálculo.
As demais praças a serem construídas entram em operação em dezembro de 2023. Os postos de cobrança de Flores da Cunha e Portão também serão realocados no mesmo período. O do Vale do Caí deve ir para a área de São Sebastião do Caí.
Leilão em maio
O consórcio Integrasul foi o vencedor da disputa realizada em maio. Ele irá administrar 271,54 quilômetros de rodovias por 30 anos, dos quais 119,46 quilômetros precisam ser duplicados. O investimento previsto é de R$ 3,4 bilhões.