A falta de dinheiro, que atrasa a construção de obras importantes no Rio Grande do Sul, também engessa a manutenção das rodovias federais. O baixo investimento estoura na conservação pontes estratégicas para o deslocamento logístico da produção gaúcha.
O último capítulo envolve a ponte que liga Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a Paso de los Libres, na Argentina. A travessia foi parcialmente bloqueada após o surgimento de rachaduras.
Em entrevista concedida na sexta-feira (14), e que foi ao ar no Gaúcha Atualidade desta terça-feira (18), O ministro da Infraestrutura, prometeu que a assinatura do contrato emergencial para a realização da obra ocorrerá nesta semana. Marcelo Sampaio chegou a destacar que o serviço deverá, inclusive, ser finalizado até o fim do ano.
Mesmo que a obra ganhe autorização para iniciar há dificuldade de se honrar pagamentos. Sem suplementação orçamentária, não há recursos disponíveis para o Rio Grande do Sul. Dessa forma, é bem possível e provável que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tenha que tirar recursos de algum contrato em vigor para garantir que o deslocamento de turistas e de cargas não seja tão impactado no veraneio.
Se a obra começar em outubro, a expectativa é que o conserto de uma laje no trecho do lado brasileiro seja finalizado até fevereiro de 2023. O Dnit está concluindo o processo de escolha da empresa. Em breve, a escolhida será anunciada.
Outra obra importante envolve a ponte sobre o Arroio Bossoroca, em São Sepé, também na BR-290. Desde julho de 2021, a travessia ocorre em apenas uma das pistas. O bloqueio parcial é necessário para realização de melhorias na ponte. Há desgaste na estrutura, que precisa ter a recuperação do vão central, reforço do bloco de fundação, pilares e o perfil metálico que fica abaixo da viga da ponte.
Nesta terça-feira, o Dnit anunciou que a licitação para contratar a empresa que executará a obra restou fracassada. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União.
Há preocupação por parte de brasileiros e argentinos sobre a atual situação da travessia. O deputado estadual Frederico Antunes (PP) se reuniu com integrantes do Dnit, na segunda-feira, a fim de buscar um posicionamento sobre as obras. A Câmara Empresarial Argentino Brasileira do Estado do Rio Grande do Sul (Ceab) também entregou ofício para a embaixada argentina no Brasil pedindo providências.