Não durou uma semana. Recém inaugurada, a ampliação da Rua Anita Garibaldi, na zona norte de Porto Alegre, já está sendo alvo de criminosos.
O trecho atacado tem 900 metros e fica entre a Rua Carlos Legori e a Avenida João Wallig. A grama plantada nos canteiros está sendo removida.
Segundo apuração da coluna, o furto tem ocorrido diariamente. A Guarda Municipal está buscando câmeras públicas de vigilância na região para identificar os criminosos.
A ampliação da avenida é uma contrapartida do Iguatemi para a expansão do seu shopping, inaugurada em 2016. A via surgiu em área desapropriada do Country Club.
Além da ampliação, houve a canalização de um arroio, construção de proteções laterais das encostas, terraplenagem, pavimentação, asfaltamento da via, construção das novas calçadas, e instalação da iluminação pública. A expectativa da prefeitura é de que o novo trecho seja uma alternativa para cerca de 20 mil veículos que utilizam diariamente a Avenida Nilo Peçanha.
Em breve, uma nova fase da obra será iniciada. A Anita Garibaldi será alargada, desde as proximidades da Avenida Carlos Gomes até a Rua Carlos Legori. Os serviços tem previsão de duração de mais nove meses.
Outras obras da contrapartida já foram executadas, como o alargamento da Avenida João Wallig, instalação de sistema de controle de tráfego na Avenida Nilo Peçanha e construção de 4,9 quilômetros de ciclovias. No total, as contrapartidas somam o valor de R$ 32 milhões.