Dois dos veículos da Trensurb têm chamado a atenção dos passageiros. Eles circulam com um brasão contendo armas e granada e a palavra Infantaria.
A adesivagem externa ocorreu em 23 de maio. Eles deverão ser retirados dos trens no final deste mês.
De acordo com a Trensurb o que ocorreu foi uma homenagem da empresa a todos os infantes do Exército Brasileiro. Em 24 de maio foi realizada solenidade regional comemorativa ao Dia da Arma de Infantaria.
O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, participou das comemorações a convite do tenente-coronel Carlos Anselmo Oliveira, comandante do do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado de Sapucaia do Sul. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
— O fato que eles são nossos vizinhos, nós temos um bom trecho da nossa via que passa rente às áreas do Exército e, como tal, nós somos muito parceiros nesse sentido — destacou Bisch Neto.
Segundo ele, a importância da participação da Trensurb no evento se dá por conta dessa parceria com o Exército Brasileiro, que tem discutido ações e pontos de interesse comuns com a empresa metroviária.
Trens com bandeira do Brasil
Em fevereiro de 2020, a Trensurb já havia adesivado todos os vagões dos seus trens, novos e antigos, com uma bandeira do Brasil. O símbolo patriótico foi instalado do lado externo, próximo às portas.
A sugestão foi iniciativa de um grupo de engenheiros da empresa. Em viagem a Nova York, nos Estados Unidos, eles viram bandeiras norte-americanas no metrô. De volta a Porto Alegre, os servidores levaram a ideia ao então diretor-presidente da Trensurb, David Borille, que concordou com a iniciativa.