No último sábado (9), a CCR Aeroportos - do Grupo CCR - completou 30 dias de atuação em três aeroportos do Rio Grande do Sul. E os terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana já começam a mudar de visual.
Os passageiros já percebem a nova identidade visual nos prédios. Além disso, a velocidade do wi-fi fornecido foi ampliada em 10 vezes, segundo a administradora dos terminais. As novas empresas de higiene e limpeza também estão atuando.
A CCR Aeroportos cita também que firmou parceria com a Casa do Pão de Queijo, que já começou a fornecer lanches nos terminais de Pelotas, Uruguaiana e Bagé.
- A CCR Aeroportos está em busca de novos negócios de alimentação, bebidas e varejo. Estamos, neste momento, conversando com pelo menos outras 30 marcas relevantes. Estes foram apenas os primeiros contratos já firmados -, revela a gerente executiva de varejo da CCR Aeroportos, Monique Henriques.
A empresa relata que as contratações que vêm realizando estão priorizando mão de obra local. Os profissionais passam por treinamentos e certificações obrigatórias. Além disso, são buscados serviços de terceiros da região.
A CCR Aeroportos também já começou a refinar os cronogramas e projetos dos investimentos, incluindo a implantação de obras e novos equipamentos nos seus novos terminais. As obras devem ser iniciadas em 2023. Por contrato, assim que sejam iniciados os trabalhos, eles precisarão ser finalizados em até três anos.
As primeiras ações previstas são aumento da posição para aeronaves no pátio dos aeroportos; revisão e reforma das pistas, se necessário; e ampliação dos terminais de cargas.
Gigante da aviação brasileira
Até junho, a CCR assumirá 17 aeroportos no Brasil. Responsável no Rio Grande do Sul também pela gestão da freeway, BR-101, BR-386 e BR-448, o grupo foi o vencedor de dois dos três leilões realizados pelo governo federal, que ofertaram aeroportos regionais brasileiros para a iniciativa privada. As disputas ocorreram em abril do ano passado. Em seu portfólio, a CCR também administra três internacionais, no Equador, na Costa Rica e em Curaçao, no Caribe.
Os três aeroportos gaúchos
Bagé
O Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer fica na zona rural de Bagé, a 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O terminal opera com voos comerciais regulares até Porto Alegre, além de aeronaves particulares, táxis aéreos e jatos executivos.
Pelotas
O Aeroporto João Simões Lopes Neto fica a sete quilômetros do centro de Pelotas. Recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.
Uruguaiana
O Aeroporto Rubem Berta fica a seis quilômetros do centro de Uruguaiana e a oito quilômetros da fronteira com a Argentina. Recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.