As próximas duas décadas trarão uma transformação para as paradas de ônibus de Porto Alegre. Isso ocorrerá a partir de um contrato que foi assinado em 6 de abril entre a prefeitura e o consórcio Inova Poa, formado pelas empresas Eletromídia e Verssat.
Atualmente, as paradas não recebem manutenção. Poucas trazem raríssimas informações sobre linhas do transporte público e têm quase nada de acessibilidade universal.
Essa realidade vai começar a mudar a partir das próximas semanas. Ao todo, serão 1507 novos abrigos que serão instalados; uma média de 300 por ano. As empresas já estão trabalhando e a previsão é que a primeira nova parada seja instalada em junho.
As paradas terão assentos individuais, iluminação, acessibilidade, piso podotátil, proteção lateral, trará informação ao usuário e carregador USB. Serão também instaladas 100 câmeras de monitoramento, 180 painéis de próxima chegada e 75 terão telhado verde.
- Vamos oferecer tecnologia e usabilidade para a jornada da população de Porto Alegre e das marcas que querem se conectar com essas pessoas, impactando positivamente e contribuindo para a melhoria da mobilidade na cidade -, afirma o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.
O contrato tem validade de 20 anos. O investimento deve chegar a R$29,38 milhões. Como contrapartida, as empresas poderão explorar comercialmente os espaços publicitários.
- A iniciativa representa um grande ganho para a cidade, pois, além de instalar novos abrigos vai mantê-los pelo período de 20 anos - comemora a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
O custo de manutenção está estimado em R$ 428 milhões.