Um trecho de 900 metros do Trensurb está mais colorido. O muro que separa a via da Avenida Mauá, em Porto Alegre, foi pintado entre a estação Rodoviária e a estação Mercado do trem.
A ação foi realizada na semana passada e faz parte de uma ideia de revitalizar o Centro Histórico. Em outubro de 2021, outros 500 metros do muro foram pintados, entre a estação Mercado e o pórtico acesso ao Cais do Porto. O investimento total da Trensurb foi de R$ 110 mil.
- Limpamos e revitalizamos a estrutura de proteção do trem numa proposta compatível com aquilo que a administração municipal planeja - destaca o presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
Os guard rails desse trecho também foram pintados. A escolha das cores buscou integrar mais o muro com o ambiente.
Na ação realizada na semana passada, o muro foi pintado nas cores verde jade, jardim botânico, trevo pálido, lugar de meditação, folha de mate e montanha distante. Já o guard rail recebeu uma cor denominada soldado de chumbo, tendo sua base de concreto pintada na tonalidade minério de ferro. Já em outubro, o muro foi pintado com tintas nas cores verde jade e jardim botânico.
- A Trensurb é uma importante aliada na mobilização para tornar o Centro Histórico um local mais limpo e agradável a moradores e pessoas que circulam pela região - comemora o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer.
Em novembro de 2021, 750 metros do muro da Mauá foram recuperados entre o pórtico do Cais e a cerca que antecede a Usina do Gasômetro. A recuperação foi feita a partir de um investimento privado, do consórcio Sinergy/HMídia.
- Felizmente, o que está ocorrendo no Centro Histórico de Porto Alegre é que uma melhoria chama outras, e assim, teremos uma cidade cada vez melhor de se viver - secretária de municipal de Parcerias, Ana Pellini.