A estátua do Laçador vai demorar um pouco mais de tempo para voltar a recepcionar quem chega em Porto Alegre. Enquanto a escultura recebe seus últimos retoques, a prefeitura irá realizar uma melhoria no sítio em frente ao aeroporto Salgado Filho.
A nova base da estrutura será concretada enquanto serão realizadas limpeza e manutenção do espaço. Por sobre ela será instalada uma estrutura metálica adicional, que será fixada ao monumento.
De acordo com o engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, que coordena a recuperação do monumento pela prefeitura, o Laçador retornará para seu sítio daqui a um mês. A previsão anterior indicava que isso ocorreria antes do Natal.
- A recuperação da estátua foi um pouco mais complicada do que havia sido originalmente estimado. Houve a necessidade, por razões de segurança, que se fizesse reforços adicionais na estrutura interna da estátua. Em alguns pontos, a espessura da parede do material da estátua é muito fino, e isto fez com que os especialistas entendessem ser melhor reforçar a estrutura - destaca Caberlon.
Em paralelo, a prefeitura espera receber, até 5 de janeiro, as propostas de interessados em adotar o sítio do Laçador pelo período de dois anos. O vencedor terá até 25 de março para implementar as melhorias na região, segundo consta no edital. Como contrapartida, o adotante poderá inserir sua marca no local e usar em suas peças publicitárias os dizeres “Uma empresa parceira de Porto Alegre”, acompanhada do brasão oficial do município.
A restauração da estátua iniciou-se em setembro. Segundo o projeto aprovado pela Secretaria Estadual da Cultura, o investimento privado no monumento é de R$ 803 mil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Há ainda um aporte da prefeitura de Porto Alegre, de aproximadamente R$ 90 mil.