Uma Kombi branca, de 1980, de propriedade da prefeitura de Porto Alegre, vai ser recuperada em um estilo semelhante ao do Lata Velha, quadro dos programas de Luciano Huck na Rede Globo.
O veículo é de propriedade da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). Ele foi adquirido em 1995 e era usado para transportar servidores de diferentes áreas do município no serviço público.
Mais recentemente, servia para suporte da secretaria para quando fosse necessário. Com a pandemia, a Kombi acabou ficando parada.
O diretor de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Evandro Hazzy, perguntou se havia algum veículo disponível e a Kombi foi sugerida.
A intenção era usá-la para percorrer diferentes comunidades da cidade, levando oficinas de capacitação e equipes da Sala do Empreendedor e do programa de microcrédito do município. A ideia foi aceita. Após passar por uma manutenção mecânica, o veículo está apto para uso.
Porém, ele também será customizado. E a ideia é que a prefeitura não gaste com este serviço.
Um edital de chamamento público foi aberto para quem quiser doar serviços ou materiais para a customização. Os nomes dos doadores poderão aparecer no objeto doado ou em material de divulgação a ser criado.
- Nós estamos buscando elementos para compor o ambiente criativo de Porto Alegre. A ideia da Kombi vem justamente ao encontro disso. Além de ser o veículo que irá transportar as equipes da secretaria e servir de apoio para os eventos de Economia Criativa, a Kombi é um automóvel icônico, querido pelas pessoas. Modernizá-la, deixá-la com um visual totalmente criativo, será como uma espécie de outdoor itinerante do programa. Além disso, contar com o apoio dos empreendedores na reformulação do veiculo é uma forma de compartilharmos com a sociedade uma inciativa de relevância social e econômica -, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
Poa Criativa
A ação faz parte do programa Poa Criativa, que busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia por meio de inovação na Capital. O objetivo é mapear territórios criativos da cidade, criar um selo para chancelar produtos e serviços criativos, trabalhar para construir indicadores relacionados à área, promover os negócios locais em mercados externos, entre outras medidas.
O segmento representa atualmente 13,9% do total de empreendimentos existentes na cidade e 11,9% dos empregos formais da Capital, segundo dados do Departamento de Economia e Estatística do Estado e do Cadastro Central de Empresas (Cempre).