Vai mudar. O governo gaúcho já prepara alterações nos editais de concessão das rodovias estaduais.
A consulta pública - lançada em junho, e encerrada no fim do mês passado - recebeu mais de 1,4 mil contribuições. A expectativa do secretário extraordinário de Parcerias Estratégicas, Leonardo Busatto, estima que o mês de agosto para analisar as possíveis mudanças.
Porém, duas já são conhecidas. A primeira delas é que o pedágio previsto para a RS-020, em Igrejinha, será transferido para São Francisco de Paula.
A alteração foi informada por Busatto aos prefeitos do Vale do Paranhana, em audiência pública realizada na quarta-feira (4) em Igrejinha. O motivo é que, no local originalmente previsto, a praça iria interromper um movimento interno muito grande.
- Saudamos com muita alegria essa mudança da localização inicialmente prevista, pois da forma como estava impactaria negativamente vários moradores do interior e pequenos produtores rurais, que teriam que pagar para realizar compras ou procurar atendimento médico e escolar na cidade - destaca o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.
Porém, essa mudança deverá implicar em alteração no cálculo do custo do pedágio. Outra demanda da região é a criação de uma ciclovia, que também deverá impactar no valor da tarifa, se for aprovada.
O secretário também deixou em aberto a possibilidade de manter a praça de pedágio da RS-239 em Campo Bom. O governo pretendia levar a estrutura para Parobé, mas vem enfrentando grande resistência na região.
A outra mudança já definida é a alteração do pedágio da RS-240, em Capela de Santana. Na semana passada, Busatto informou o deputado estadual Issur Koch e prefeitos da região, que a praça não será mais construída no quilômetro 25 da rodovia. Caso fosse mantido neste local, o pedágio iria isolar comunidades de Capela de Santana.
- Esses dois casos, da RS-240 e RS-020, vamos levar ao governador a sugestão de alterar - informa Busatto.
Não foi informado, porém, para onde a estrutura seria transferida. Mas a intenção é que não seja alterado o modelo de concessão proposto pelo governo. Dessa forma, é possível que a estrutura sofra um deslocamento não tão significativo.
Os editais estão previstos para serem lançados em setembro. Os leilões deverão ocorrer até o fim de 2021.
A intenção é conceder 1.131 quilômetros de estradas por 30 anos, com a perspectiva de duplicar ou triplicar 73% da malha. Somente até o quinto ano de concessão estão previstas duplicações de 317 quilômetros de rodovias, atingindo a marca de 687 quilômetros duplicados em três décadas.