O Largo dos Açorianos vai continuar recebendo manutenção privada em 2021. O contrato atual, firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), encerra-se na quinta-feira (31). Ele tinha prazo de validade de um ano e poderia ser renovado por igual período.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) confirmou que a OAB seguirá como adotante do espaço. A documentação já foi encaminhada para a homologação. A assinatura deverá ocorrer no início da próxima semana.
Os termos do acordo seguirão os mesmos. As principais obrigações da adotante incluem corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água para remoção de lixo e remoção do lodo, lama e limo, recolhimento de lixo, varrição e manutenção preventiva das instalações hidráulicas.
- O Largo dos Açorianos é um dos cartões postais de Porto Alegre, fico muito feliz em poder encaminhar a renovação desse contrato de adoção. Parcerias como a que construímos com a OAB/RS são fundamentais para a valorização dos nossos parques e praças. Elas ajudam a criar engajamento para que todos, empresas, entidades e população, contribuam com o poder público para a manutenção e o bom uso dos espaços -, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade Germano Bremm.
Em uma das intervenções realizadas a partir da adoção, uma empresa contratada pela OAB retirou 250 quilos de lixo do Largo dos Açorianos. A maior parte da sujeira estava concentrada nas margens dos espelhos d'água, perto das arquibancadas, mas tomava os lagos por inteiro.
Outra ação que precisou ser realizada ao longo do período foram as intervenções a partir de pichações. As limpezas ocorreram de forma rápida graças à tinta especial que o local recebeu.
O espaço revitalizado foi entregue em 22 de setembro. A obra começou em janeiro de 2016 e deveria ter ficado pronta em maio de 2017. Porém, os trabalhos duraram três anos e sete meses. Para proporcionar a manutenção do Largo dos Açorianos, após a restauração, a prefeitura decidiu repassar a conservação da área de lazer para a iniciativa privada.