Falta pouco para que os frequentadores da orla do Guaíba ganhem mais um trecho revitalizado, de 1,6 quilômetro, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. Pela previsão contratual a entrega ocorrerá até o fim de fevereiro.
Quem passa pela região identifica partes, inclusive, onde os trabalhos estão bem avançados, com calçada construída, postes de iluminação instalados e grama plantada. Porém, há ainda muito trabalho a fazer.
De acordo com dados de novembro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), 60% dos trabalhos já foram concluídos. O levantamento de dezembro não foi divulgado.
A Smim descarta adiar a data de término. Ou seja, para cumprir o prazo de entrega, que prevê o mês de fevereiro como derradeiro, o ritmo das obras vai precisar aumentar consideravelmente neste período.
Uma das partes mais atrasadas é a construção das quadras esportivas. Somente 30% dos trabalhos foram concluídos, segundo a última divulgação de percentual executado. Já as arquibancadas tiveram, até novembro, 18% dos serviços finalizados, indicando que estas estruturas deverão receber um reforço nestes últimos meses, caso a obra não sofra novo adiamento.
A pista de skate, que recebeu "test drive" há quase dois meses, está 85% concluída. Pela previsão do consórcio ACA/RGS, os trabalhos seriam concluídos em dezembro, o que acabou não se confirmando.
Mesmo quando pronta, a Smim informa que ela só será liberada para uso quando ocorrer o término geral das obras. A única parte que foi concluída até agora é o novo estacionamento do trecho revitalizado.
As obras começaram em novembro do ano passado e deveriam ter ficado prontas em outubro. O consórcio ACA/RGS irá receber R$ 50,60 milhões pela revitalização. A maior parte dos recursos da obra vem do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O restante da verba vem do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Três bares, idênticos aos existentes próximo à Usina do Gasômetro, também farão parte do complexo. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner. Para evitar a falta de sombra no trecho já inaugurado, estão sendo plantadas 550 árvores no trecho.