Os viadutos que passam sobre a freeway estão crescendo. As intervenções estão ocorrendo no quilômetro quatro, em Osório; no quilômetro 32, em Santo Antônio da Patrulha; no quilômetro 80 em Gravataí; e no quilômetro 83, em Cachoeirinha.
Neste momento, o trânsito está liberado nestes trechos. Em Gravataí, os serviços também serão executados no quilômetro 62. Porém, neste ponto, os trabalhos ainda não foram iniciados.
Ao final da execução dos trabalhos, todos os viadutos terão passagem livre superior a 5,5 metros. Hoje, porém, eles têm altura que variam de 4,8 metros a 5,3 metros.
Uma técnica usada para elevar viaduto já construído é chamada de macaqueamento. O crescimento vai ocorrendo por etapas que devem durar entre 30 e 45 dias.
- Com o alteamento, há possibilidade de que mais cargas, de diferentes tipos, trafeguem pela rodovia, o que possibilita o desenvolvimento de indústrias e das empresas que usam a freeway - avalia o analista em engenharia da CCR ViaSul, Eduardo Meirelles.
Além disso, o alteamento beneficia a própria concessionária, pois veículos maiores transportam peso correspondente. Por precisar de mais eixos acabam pagando tarifas diferenciadas.
As obras estão previstas no contrato assinado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a CCR ViaSul. Os serviços começaram em julho e devem ser concluídos até fevereiro.
Outra intervenção que será executada é o alargamento de faixa na Avenida Assis Brasil, embaixo da freeway. A pista seguirá com duas faixas de tráfego. Porém, haverá uma faixa específica para quem acessa as alças de entrada e saída da rodovia.