
A construtora Pelotense retomou, nesta segunda-feira (10), a produção de asfalto no lote 6 da duplicação da BR-116, no município de Cristal. Os trabalhos haviam sido interrompidos em 23 de julho, depois de um surto de coronavírus entre os trabalhadores.
Onze funcionários da empresa testaram positivo para covid-19. O diagnóstico foi feito pela prefeitura de Cristal a partir do teste de um trabalhador que apresentou febre em 21 de julho.
Apesar da retomada, o diretor-presidente da construtora informa que a pavimentação não reiniciou por falta de verba. Luis Roberto Ponte ouviu dos representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que o problema será resolvido em breve.
- A informação é de que estão fazendo remanejamento de verba, que depende só do Dnit, e não precisa demorar. Vamos executar a base, e fazer a camada de asfalto só após ter o empenho - informa o diretor.
Este problema pode alterar o planejamento da empresa, que pretende entregar 17 dos 25 quilômetros da duplicação até o fim deste ano. Sobre os demais 8 quilômetros, Ponte aguarda uma definição sobre interpretação do Tribunal de Contas da União (TCU) que tem questionado novos aditivos em contratos quando o montante pago excede 25% do valor estipulado.
O governo não tem questionado e, inclusive, já está realizando novas licitações. A ideia é realizar contratações de empresas que irão concluir as obras.