Transitar pela duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas vai ficar um pouco mais fácil a partir desta sexta-feira (31). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá liberar para uso mais um trecho da obra.
O presidente Jair Bolsonaro estará no Rio Grande do Sul. Ele participará de entrega de casas populares em Bagé, na Campanha. Até o momento, por enquanto, não há confirmação se ele irá participar de alguma vistoria nas obras.
Serão entregues mais 8,7 quilômetros em Tapes. A pavimentação está pronta entre os quilômetros 351,5 e 360,2. Estão ocorrendo apenas os serviços complementares, como pintura das faixas de tráfego.
O trecho faz parte do lote três, da empresa Ivaí. Em 29 de junho, essa mesma região teve mais 9,7 quilômetros de pista nova entregue para uso, entre os quilômetros 363,4 e 373,1.
Com isso, a rodovia já tem 92,4 quilômetros liberados dos 211 que estão sendo duplicados. Já foram seis trechos entregues desde agosto de 2019. A quantidade representa 43,79% do trecho já pronto para uso nas cidades de Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal, Pelotas, São Lourenço do Sul, Tapes e Turuçu.
Se os prazos forem cumpridos, antes do fim de 2020, mais da metade da duplicação já estará em uso por quem trafega na rodovia. O Dnit estima que haverá ainda a inauguração de mais 23 quilômetros até o fim do ano. Desse total, dez serão do Exército. A liberação irá ocorrer em outubro, no município de Barra do Ribeiro, no lote dois.
Vale lembrar que as obras da ponte sobre o Rio Camaquã ainda não começaram, pois a licitação foi judicializada. E a construção de uma nova passagem sobre o São Gonçalo ainda precisa ser licitada pelo Dnit. Também será preciso relicitar a construção do viaduto de acesso a Tapes e Sentinela do Sul.