Os passageiros sumiram. A realidade que afeta o transporte coletivo em meio à pandemia não é diferente na linha do catamarã, entre Porto Alegre e Guaíba.
Já são quatro meses de baixo movimento. Em maio, houve até uma ampliação da oferta, na esperança da retomada maior das atividades.
Mas o aperto às restrições voltou a afetar o serviço e, consequentemente, a tabela horária operada pela Catsul. De acordo com a empresa, antes da pandemia eram transportadas em torno de 2,4 mil pessoas por dia. Esse número caiu para 400.
Na nova adaptação da tabela, a empresa está ampliando a suspensão do catamarã nos finais de semana. Os horários de sábado, que ainda eram ofertados, serão interrompidos a partir de 1º de agosto. Nos domingos e feriados já não havia viagens.
E, a partir de segunda-feira (3), um horário da manhã deixa de ser oferecido. Dessa forma, restarão seis viagens para cada sentido. As alterações foram autorizadas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
A empresa conta com 12 pessoas operando o serviço. São quatro marinheiros, quatro bilheteiros, duas pessoas na limpeza e dois na coordenação.
Porto Alegre - Guaíba:
6h45 - 8h - 12h - 16h - 17h10 - 18h20
Guaíba - Porto Alegre:
7h20 - 8h30 - 12h35 - 16h35 - 17h45 - 18h55