Para acabar com o desgaste do tempo, substituir a iluminação precária e combater o vandalismo, a Trensurb iniciou uma recuperação nas suas estações do trem. O trabalho começou por aquela que é a mais movimentada.
A revitalização na estação Mercado, em Porto Alegre, começou em março. Já foram realizados serviços de recuperação de escadas e corrimãos, limpeza de canaletas, substituição de luminárias por modelos mais eficientes, entre outros reparos. As intervenções também incluem pintura na estação. As duas plataformas estão recebendo novas cores. Nestes serviços estão sendo investidos R$ 181,62 mil.
Somente com a troca da iluminação foram gastos R$ 16,17 mil. Foram substituídas todas as lâmpadas do saguão e corredores por LED. Com essa substituição, a Trensurb prevê uma economia de aproximadamente 50% nos custos de iluminação dessas áreas.
Ainda falta realizar a limpeza do teto da área das plataformas. O serviço está programado para ocorrer no dia 25 de maio. A execução está sendo feita como parte do contrato de manutenção predial regular que é desenvolvido pela SQ Group.
Após a conclusão dos trabalhos, a estação Rodoviária deverá ser a próxima a ganhar cara nova. A execução nas demais estações vai depender do limite orçamentário disponível no contrato de manutenção predial. Ainda não há estimativa de custos.