Terminou às 10h desta quarta-feira (30), o prazo estipulado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) para receber propostas para adoção do Largo dos Açorianos. Como não houve interessados, a prefeitura de Porto Alegre decidiu manter o processo aberto até que alguém se responsabilize pela manutenção do local.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) chegou a mostrar vontade em adotar o espaço. Porém, a entidade não protocolou proposta formal.
As propostas poderão ser apresentadas por qualquer pessoa, física ou jurídica. Caberá ao interessado fazer a manutenção preventiva das bombas hidráulicas, cortar a grama, manter os canteiros, limpar os espelhos d’água e fazer o recolhimento de lixo.
Em contrapartida ao investimento, o adotante poderá instalar placas "de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial", assim como faz a Uber no trecho revitalizado da orla do Guaíba.
Além disso, o interessado poderá usar o local para realização de eventos e atividades institucionais. O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período.
O espaço revitalizado foi entregue em 22 de setembro. A obra começou em janeiro de 2016 e deveria ter ficado pronta em maio de 2017. Porém, os trabalhos duraram três anos e sete meses.