A partir da próxima segunda-feira (12), a prefeitura de Canoas dará início às obras que foram trocadas pelo investimento que seria feito com o aeromóvel. Serão 90 quilômetros de ruas e avenidas que serão recuperadas na cidade.
A primeira etapa será iniciada na avenida Santos Ferreira, entre a BR-116 e a rua General Salustiano. Haverá bloqueio total da avenida. Os trabalhos serão executados entre 8h e 18h, mas a intenção da Secretaria de Obras é ir liberando o trânsito à medida que for possível. A rota alternativa sugerida aos motoristas são as ruas Dona Rafaela e General Salustiano.
As obras prosseguirão na Santos Ferreira durante a terça-feira (13). A interrupção total no trânsito, porém, ocorrerá no trecho entre General Salustiano e a Inconfidência. Novamente haverá desvio no itinerário de linhas de transporte coletivo. A melhor rota alternativa aos motoristas é pela Dona Rafaela ou Inconfidência.
As próximas etapas já foram escolhidas. Os trabalhos irão ocorrer na Avenida Inconfidência, entre a Santos Ferreira e a Victor Barreto; e sobre o viaduto da Mathias Velho, que liga a Boqueirão à Rio Grande do Sul. As datas ainda não foram definidas, pois as obras serão realizadas em horário diferenciado para minimizar o impacto no trânsito. A tendência é que os serviços serão realizados à noite ou final de semana.
As obras de recapeamento do asfalto integram um projeto financiado de R$ 223 milhões pela Caixa Econômica Federal. Parte dos recursos que seriam usados na construção do aeromóvel da cidade serão investidos também na revitalização do terminal de ônibus do bairro Mathias Velho e a construção de 40 quilômetros de ciclovias.
Em fevereiro do ano passado, a prefeitura suspendeu o projeto, que previa quatro quilômetros de linha elevada. Em julho de 2019, a administração municipal protocolou processo administrativo cobrando R$ 101 milhões da empresa Aeromóvel do Brasil, responsável pelo projeto.
A prefeitura desistiu da obra dizendo se basear em análises técnica e jurídica, além de um apontamento da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), que contestou não ter autorizado o projeto, já que ele também previa interação com o transporte metropolitano.
O projeto do aeromóvel foi contratado em 2015, entre a prefeitura de Canoas e a empresa Aeromóvel Brasil, durante a gestão de Jairo Jorge. A primeira etapa previa a ligação entre o bairro Guajuviras e a estação Mathias Velho da Trensurb, em uma extensão de 4,6 quilômetros.