A Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) terá um novo diretor-presidente. Marcelo Soletti deixou a presidência da empresa nesta sexta-feira (1).
Ele foi cedido ao governo de Eduardo Leite. Soletti será o novo diretor-geral adjunto do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, a saída de Soletti era conversada diretamente com o prefeito Nelson Marchezan desde o início do ano.
Na gestão de Soletti, a EPTC comemorou uma grande redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Foi possível atingir, com dois anos de antecedência, a quantidade de vítimas fatais mínima estipulada pela Organização das Nações Unidas.
Soletti é advogado e empregado público da EPTC desde 2005. Ele entrou na EPTC como advogado, foi chefe de gabinete e diretor de Operações antes de virar presidente.
Na campanha eleitoral de 2016, o cargo de diretor-presidente da EPTC, até então de responsabilidade de Vanderlei Cappellari, foi muito discutido pelos dois candidatos a prefeito. Tanto Marchezan quanto Sebastião Melo, do MDB, garantiram que haveria mudanças e que Cappellari não ficaria na função.
Marchezan assumiu tendo Soletti como diretor-presidente da EPTC de forma interina. Ele era adjunto de Cappellari no governo de José Fortunati. A prefeitura até chegou a dizer que novo presidente seria escolhido pelo banco de talentos da prefeitura. Porém, Soletti foi efetivado no cargo.
- Quando o prefeito me convidou, eu pedi que ficaria por um ano. É um cargo muito complicado. Tenho dois filhos pequenos. No final de 2018, o prefeito pediu para eu ficar mais um ano. Aceitei. Gosto da EPTC. Mas quero voltar a estudar. E tinha duas vontades. Uma era assumir um cargo no Detran. A outra é trabalhar no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em Brasília - comenta Soletti.
O diretor de Operações, Fábio Berwanger Juliano, assume interinamente como diretor-presidente da EPTC. Juliano é advogado e funcionário de carreira desde 2003. De acordo com a prefeitura, o novo diretor-presidente virá do Banco de Talentos.