Instaladas em rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, "cordas" estão ajudando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a identificar problemas e projetar melhorias na malha das estradas de sua competência. Os equipamentos são dispositivos de contagem de tráfego.
Eles monitoram a passagem de veículos nos trechos onde são instalados. De maio do ano passado e até os próximos dois meses, o equipamento terá vistoriado aproximadamente 500 pontos. A empresa DBA é a responsável pelos trabalhos. Ela foi contratada em 2017 ao custo de R$ 1,96 milhão.
O estudo é chamado de Contagem Volumétrica Classificatória de Tráfego e servirá como base para o planejamento das ações de construção e manutenção das rodovias. Após a execução do trabalho de campo, os resultados obtidos alimentarão o banco de dados do Daer e o Sistema de Gerência de Pavimentos.
A coluna encaminhou questionamentos ao Daer sobre o funcionamento destas "cordas":
Pergunta: Como funciona esse equipamento?
Daer: Este é um equipamento pneumático de contagem de tráfego. As mangueiras instaladas sobre a pista servem como sensores, ou seja, quando o eixo de um veículo passa sobre elas, as mesmas transferem um pulso de ar para o equipamento, que por sua vez identifica a passagem do veículo. De acordo com o intervalo de tempo entre os pulsos de ar em cada uma das mangueiras, o equipamento é capaz de identificar a quantidade e os tipos de veículos que passam pelo local, conforme a quantidade e disposição de eixos.
Pergunta: Aquela caixinha na beira da pista vai contando os veículos?
Daer: Em cada caixa metálica instalada na beira da pista está contido um equipamento pneumático no qual estão conectadas as duas mangueiras. Neste equipamento ficam armazenados os dados durante o período de contagem, sete dias.
Pergunta: E de que forma os dados ajudam o Daer a realizar e planejar as ações de construção e manutenção da pista?
Daer: As estatísticas de tráfego são fundamentais para a construção, operação, manutenção, planejamento de melhorias e de ampliação de capacidade, além do gerenciamento de um sistema rodoviário. Assim sendo, o Daer está adotando uma sistemática estruturada para obtenção de dados sobre a quantidade e classificação de veículos que trafegam nos diversos trechos das rodovias estaduais, além de outros parâmetros característicos do tráfego. As estatísticas de tráfego, junto com o levantamento da condição da malha, permitirá ao Daer a gerência de suas rodovias, possibilitando a priorização das intervenções de restauração e manutenção de forma a tornar mais eficaz a aplicação dos recursos públicos.
Pergunta: Eles passam outra informação que não só a quantidade de veículos?
Daer: O equipamento conta e classifica os veículos que transitam pela rodovia conforme o número e a distância entre os eixos, desta forma identifica as classes definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Cada sentido de trânsito é computado separadamente. Cada registro está associado ao horário de passagem, desta forma, além do Volume Diário Médio (VDM) de cada rodovia, tem-se também o comportamento ao longo do dia e ao longo da semana, propiciando a identificação de horários críticos.