Instalada há mais de três meses, a última das quatro novas escadas rolantes da estação Unisinos deverá ser liberada para uso em fevereiro. O equipamento ainda não foi ligado porque depende antes da colocação de um telhado para impedir o contato com a água da chuva.
Depois de meses de discussões e montagem do edital, a Trensurb informa que irá cancelar o processo licitatório que foi aberto, pois encontrou uma nova forma para executar o serviço. A obra deve começar até o fim da próxima semana.
- Por meio do contrato de manutenção predial das estações será realizada uma intervenção na cobertura da estação que deve fazer com que a escada deixe de estar sujeita as intempéries - informa a empresa pública por meio de nota.
As outras três escadas rolantes estão em funcionamento desde outubro de 2018. A estação ficou cinco anos sem os equipamentos, pois os antigos estavam com defeito. Outras duas escadas rolantes foram inauguradas em agosto na estação São Leopoldo.
A Trensurb precisou realizar quatro licitações para conseguir resolver o problema. Nas duas primeiras, não houve interessados. Na terceira, a concorrência foi aberta e houve vencedora, que chegou a assinar a documentação. Porém, o contrato não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço.
O contrato para construção e instalação das seis escadas rolantes — quatro na Unisinos e duas na estação São Leopoldo — foi assinado em setembro de 2017 com a ThyssenKrupp, ao custo de R$ 3,3 milhões. A empresa ficou responsável por fazer projeto, montagem, instalação, garantias e assistência técnica, além da remoção das escadas estragadas.